A classificação permite uma maior organização no cadastro dos clientes e fornecedores da sua empresa. No caso de clientes você pode ter por exemplo: "Cliente assinante", "Prospecção", "Cliente parceiro" etc...
E através do campo de busca, você pode digitar o nome da classificação para realizar o filtro dos clientes.
Gerenciar classificações
Para isso, primeiro você deve gerenciar as classificações para depois associa-las aos clientes/fornecedores respectivos.
No caso de Clientes, você deve primeiro acessar a seção de "clientes" no menu principal e depois em "Classificações de Clientes", como mostram as flechas na figura abaixo:
Você chegará na tela de listagem de Classificações de clientes.
No canto direito superior você encontra o botão para Adicionar uma nova classificação. Ou pode editar uma já existente na listagem, clicando no nome da mesma.
Tanto para criar uma nova classificação como para editar uma existente você verá esse formulário abaixo:
Nela, além do campo de texto para o nome da classificação, você deve determinar se essa classificação é exclusivamente de cliente ou exclusivamente de fornecedor, ou ainda se ela funcionará para os dois.
E também um check determinando o estado de ativo ou inativo. Somente classificações ativas estarão disponíveis na tela de cadastro / edição de um cliente.
Associar classificação a um cliente
Na tela de criação / edição de um Cliente, as classificações cadastradas aparecerão em campo especifico. Como mostra o quadrante vermelho à esquerda na figura:
Como os usuários do Granatum sabem, um cliente pode ser também um fornecedor dentro da estrutura financeira de uma empresa.
Nesses casos, o cadastro de um cliente pode ser replicado com exatamente os mesmo dados na base de fornecedores. Para isso o usuário marca o check "Este cliente também é um fornecedor".
Ele fazendo isso o sistema apresenta automaticamente outro campo, representado pelo quadrante vermelho à direita na figura acima, para que seja selecionada uma classificação de fornecedor para essa entidade que está sendo cadastrada.
Excluir classificação
Para realizar a exclusão de uma classificação de clientes você deve percorrer o mesmo caminho descrito na figura 1 desse artigo.
Na tela de listagem de classificação você terá a disposição opções representadas pelo ícone de três pontos para cada classificação cadastradas. Basta acionar esse ícone que a opção de exclusão aparece:
Ou editando a uma classificação tem a opção de exclusão no final do formulário:
Depois de acionada essa opção, o sistema informará caso tenha clientes associados a essa classificação e dará como opção deixar esses clientes sem nenhuma classificação ou transferi-los a outra classificação.
Caso a escolha seja a da transferência, abrirá novo campo para que seja selecionada a classificação de destino desses clientes: