Para os municípios do padrão ISS.NET, é muito comum obter o seguinte retorno no início das emissões de NFS-e: E157 – Usuário não está autorizado a utilizar esse serviço para esse contribuinte. Correção: Solicite ao contribuinte autorização para utilizar o serviço em seu nome.


Este retorno indica que a empresa não possui autorização para emissão de NFS-e no ambiente utilizado, e será necessário efetuar o pedido de liberação junto à Nota Control. Para efetuar este pedido, por favor, siga os passos abaixo de acordo com o ambiente de emissão.



Processo para emissão de nota em homologação (Teste)


Para essa prefeitura, caso a empresa queira emitir nota de teste, será necessário entrar em contato com a empresa responsável pelo sistema de emissão de NFS-e da prefeitura no caso a Nota Control (ISS.NET) e adquirir um plano de homologação. Todo custo desse plano é de responsabilidade da empresa.


Processo para emissão de notas em produção


Para liberação do ambiente de Produção é necessário enviar a solicitação por e-mail com o assunto “Liberação para o Ambiente de Produção” para o endereço suporte@notaeletronica.com.br com os seguintes dados:

  • Município do prestador de serviço;
  • CNPJ, Inscrição Municipal, Razão Social e Endereço do Prestador de Serviços.

Para liberação dos documentos de Recibo Provisório de Serviços – RPS é necessário acessar o Sistema ISS.Net Online de seu município e solicitar através do menu Solicitação de Documentos Fiscais -> Solicitação. Essa liberação é feita diretamente pela Prefeitura.