As aplicações podem ser feitas de forma automática pelo seu banco, ou ser uma aplicação planejada pela empresa. Sugerimos duas formas de registrar essas movimentações, uma bem detalhada, e outra mais generalizada. As duas formas dão certo.
Não se esqueça de utilizar os filtros, para visualizar apenas as informações que deseja, ou seja, apenas o resultado operacional (sem aplicações), ou o resultado total da empresa (com aplicações).
Registrar a aplicação automática dos bancos de forma resumida
- Crie uma categoria específica para aplicação automática
- Cadastre seu banco como um cliente/fornecedor no Granatum
- Crie um lançamento de ganho na conta bancária no valor do rendimento da aplicação
Para ver quanto tem sido o rendimento total da aplicação, faça um filtro pela categoria que você criou e pelo período desejado na tela de lançamentos.
Registrar a aplicação de forma detalhada
- Crie uma categoria específica para aplicação automática
- Cadastre seu banco como um cliente/fornecedor no Granatum
- Crie uma conta para a aplicação automática
Você deverá registrar todas as movimentações demonstradas no seu extrato bancário entre a conta de aplicação automática e a conta bancária. Todas as vezes que o dinheiro sair da sua conta e for para a aplicação, e sair da aplicação e for para sua conta, ele deverá ser registrado no Granatum. Todas as vezes que isso gerar um rendimento, isso deverá ser registrado.
- os rendimentos das aplicações deverão ser registrados como ganhos na categoria aplicação.
- as transações entre a conta bancária e a conta de aplicação deverão ser registradas como transferências no seu Granatum
Para acompanhar o rendimento total da aplicação, utilize os filtros da tela de lançamentos.
Veja como ficará sua tela de lançamentos realizando um filtro de contas bancária + aplicação: trará os resultados assim como apresentados no extrato do banco