Você pode emitir uma cobrança para o seu cliente de duas formas, pelo Granatum Pagamentos, ou direto do seu lançamento.
Emitindo a cobrança pelo COBRANÇAS AUTOMATIZADAS. É uma super funcionalidade, criada para ajudar e trazer muito mais facilidade para a empresa gerar as cobranças para os seus clientes
- Clique no botão "COBRANÇAS AUTOMATIZADAS" do menu principal:
- Clique no botão “Registrar cobrança“.
- Selecione a conta onde deseja receber a cobrança. Esta conta deve estar com status “Liberada” para poder ser utilizada. Entenda como validar uma conta.
- Selecione o cliente, coloque a data de vencimento da cobrança e, se desejar, informe a data de competência.
- Clique em uma das opções de repetição. Saiba mais sobre cobrança recorrente.
É necessário informar alguns dados adicionais para que sua cobrança seja registrada como uma receita a receber no Granatum:
- Preencha a descrição, a categoria, o centro de custo e informe o valor da cobrança.
- Você pode registrar um lançamento composto em sua cobrança, clicando no link “Adicionar outro item”.
- Caso não queira que seu cliente visualize o detalhamento destes itens você pode selecionar a opção “Não mostrar os itens para o cliente”
Você pode adicionar informações complementares, como o detalhamento do contrato ou o link para a Nota Fiscal
- As informações complementares vão aparecer no “link da cobrança”
- Selecione a forma de recebimento: Boleto, Cartão de Crédito ou PIX.
- Visualize os detalhes do valor que será transferido para sua conta, já com do Cobranças Automatizadas.
- Escolha entre as opções “Receber atrasado” ou “Não receber após o vencimento“.
- Caso escolha a opção “Receber atrasado”, selecione o percentual da multa.
- Selecione se deseja também cobrar juros por dia de atraso.
IMPORTANTE:
Dos consumidores inadimplentes podem ser cobrados: juros, correção monetária e multa.
Os juros moratórios são limitados a 1% (um por cento) ao mês, conforme art. 406 do Código Civil e artigo 161, parágrafo primeiro, do Código Tributário Nacional.
O referido percentual deve ser aplicado proporcionalmente aos dias de atraso. Assim, o percentual a ser aplicado é de 0,033333% por dia de atraso – juros pro rata die – que incidirá no dia seguinte ao do vencimento até a data do pagamento da obrigação pelo devedor.
A multa por atraso de pagamento, é limitada a 2% (dois por cento), para qualquer contrato de relação de consumo, segundo determina o artigo 52, parágrafo primeiro do Código de Defesa do Consumidor, lei 8078/90.
Fonte: Fundação Procon SP
- Digite outras instruções que deseja que apareça no boleto.
O próximo bloco informará quando a cobrança será emitida: imediatamente para cobranças simples ou 5 dias antes do vencimento para cobranças recorrentes.
- Selecione se deseja permitir que seu cliente emita a segunda via do boleto para pagamento. Caso tenham sido definidos juros e multa, a segunda via será atualizada com estes valores. O vencimento da segunda via é na data de sua emissão.
- Selecione se deseja ou não enviar e-mails automaticamente.
- Em caso afirmativo, preencha o campo “E-mail” com os endereços das pessoas para quem deseja enviar a cobrança, separado por vírgulas.
- Caso deseje salvar estes e-mails, marque a opção “Atualizar cadastro do cliente com esse email”.
Por segurança, os super administradores da conta recebem uma notificação por e-mail a cada cobrança gerada. Essa notificação pode ser desabilitada nos dados de cadastro do usuário.
Caso queira visualizar o e-mail que será enviado, clique no botão “Pré-visualizar e-mail“. Uma tela se abrirá com o e-mail a ser enviado.
- Clique no botão “Gerar cobrança“.
Uma nova tela se abrirá com a visualização de todas as informações da cobrança: status, link, boleto, dados do cartão de crédito ou QR Code do PIX e o histórico dos e-mails.
Você também pode emitir cobranças pela TELA DE LANÇAMENTOS
- Clique no no menu “Lançamentos”.
Identifique o lançamento que precisa gerar cobrança. Clique no link “Gerar cobrança“, clicando nos três pontinhos ao final de cada lançamento.
- Revise os detalhes da cobrança e preencha os campos necessários.
- Clique no botão “Gerar cobrança”