Para utilizar o Cobranças Automatizadas é necessário validar a conta bancária cadastrada no Granatum onde você deseja receber o dinheiro de suas cobranças.

Veja aqui a lista de bancos aceitos atualmente.

Para validar uma conta bancária é necessário que ela já esteja cadastrada no Granatum.

Você ver a lista de contas cadastradas através do botão Configurações“ e em seguida no botão  “Contas“:



Abrirá então uma tela com a listagem de contas cadastradas no Granatum.

Edite a Conta Bancária que deseja passar a receber suas cobranças no Granatum clicando no seu nome ou no "Editar conta"do menu da lateral direita: 


Abrirá um formulário com os dados dessa conta.

Marque a opção para Habilitar as Cobranças Automatizadas nessa conta:


O sistema apresenta então os campo dos arquivos que devem ser enviados.


Todos os arquivos são obrigatórios, e cada um deles tem possíveis exigências de formato e características, que seguem no quadro abaixo:

Documentos
1. Documento de identificação pessoal (frente e verso) do representante legal da companhia
  • RG: Físico ou digital + QR CODE
  • CNH: Física ou digital + QR CODE
  • PASSAPORTE: Física ou digital

    ⚠️ Atenção: Documentos vencidos ou ilegíveis podem ser recusados. Antes de enviar, verifique a data de validade e a legibilidade do arquivo.

2. Selfie (foto) do representante legal da companhia
  • Deve ser tirada pelo próprio cliente, sem interferência de terceiros, para garantir autenticidade.
3. Comprovante de Endereço da companhia
O formato do arquivo precisa estar em PDF ou JPG, não aceitamos fotos da tela do celular ou documentos incompletos. O envio deve incluir todas as informações, como nome, endereço completo, código de barras, valor da fatura e data de emissão.
  • Conta de Água
  • Conta de Luz
  • Conta de Gás
  • Fatura de Telefone fixo ou celular
  • Fatura de internet
  • Faturas de Instituições Financeiras

    IMPORTANTE: a data de emissão do documento não pode ser superior a 90 dias. Boletos não serão aceitos.

4. Documento com o Faturamento dos últimos 6 meses assinado e carimbado pelo contador
Para a comprovação de faturamento, aceitamos os seguintes documentos:
  • Declaração de que não há faturamento
  • Declaração de faturamento
  • Extrato Bancário
  • Extrato do SIMEI

    IMPORTANTE: a assinatura do documento poderá ser digital.
5. Contrato Social ou documento de constituição
Caso a empresa seja uma instituição sem fins lucrativos ou um condomínio, poderá ser encaminhado o Estatuto Social e/ou a Ata da última assembleia no lugar do Contrato Social



Também são obrigatórios os campos CNPJ ou CPF e o Nome do Titular

Digite os dados da conta: banco, tipo, agência e número da conta. 
Cada banco possui um formato diferente para informar os dados, veja a tabela abaixo:


Banco
Agência
Conta
Banco do Brasil
9999-D
Santander
9999
Caixa Econômica
9999
XXX99999999-D (X: Operação)
Bradesco
9999-D
9999999-D
Itaú
9999
99999-D
Banrisul
9999
Sicredi
9999
999999
Sicoob (Bancoob)
9999

(Caso o número da sua conta tenha menos dígitos que o formato, complete com Zeros antes dele. Ex.: Conta Banco do Brasil 123-4, você deve preencher no sistema 00000123-4)
 

  • Tabela de códigos de Operação da CAIXA
    • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
    • 002 – Conta Simples de Pessoa Física
    • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
    • 013 – Poupança de Pessoa Física
    • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica


Depois de enviados os arquivos e os dados da conta bancária, o Granatum os envia automaticamente para a validação dos documentos por parte da Iugu, nosso parceiro na funcionalidade de recebimento de cobranças. 


A Iugu tem um prazo de 05 dias úteis para o retorno do resultado dessa análise.
Depois de iniciado o processo de validação dos documentos, ele não pode ser interrompido.


O Granatum avisa ao usuário por email e por notificações na tela apresentada acima do status atual de tal verificação. 

É importante que o usuário fique atento porque uma das alterações de status pode ser a necessidade do reenvio de um ou mais do que um desses arquivos. 

Os possíveis status para a verificação de uma conta são:

  • Liberada: sua conta já pode ser utilizada para receber suas cobranças.
  • Verificação: sua conta caiu no sistema anti-fraude e está em análise.
  • Reenvio de documentos: um ou mais documentos precisão ser reenviados.
  • Bloqueada: sua conta foi analisada e não foi liberada para utilização. entre em contato para maiores detalhes.


Depois de passado por esse processo e a conta bancária estiver com status "Habilitada" (como mostra o exemplo da imagem abaixo), já é possível emitir cobranças e receber seus valores pelo Granatum. 







 Registar Cobranças 

Você pode também iniciar esse processo de validação de uma conta bancária pelo menu principal do sistema, indo em "Cobranças Automatizadas". 


  • Clique na aba “Cobranças Automatizadas” do menu principal


  • Clique no botão “Registrar cobrança“.


  • No campo da conta, selecione uma conta já Liberada


    Depois de selecionada uma conta liberada, basta preencher os campos para o registro da cobrança.
    Você determinará quem é seu cliente, a forma de pagamento aceita, definições de repetição, formatos de envio da cobrança e lembretes de pagamentos e etc.


  • Mas, caso a conta que você deseja registrar a cobrança não esteja ainda liberada, você pode iniciar o processo de validação por aqui mesmo.

    Para isso, selecio a conta em questão (ou clique em Adicionar, caso você precise ainda adicioná-la ao Granatum).
    Aparecerá um formulário parecido com o apresentado mais acima, nesse artigo:


    Essa tela tem as mesmas validações e obrigatoriedades. E esse processo passará por todas as etapas e retornos de status descrita mais acima nesse artigo.