Para utilizar o Cobranças Automatizadas é necessário validar a conta bancária cadastrada no Granatum onde você deseja receber o dinheiro de suas cobranças.
Veja aqui a lista de bancos aceitos atualmente.
Para validar uma conta bancária é necessário que ela já esteja cadastrada no Granatum.
Você ver a lista de contas cadastradas através do botão “Configurações“ e em seguida no botão “Contas“:
Abrirá então uma tela com a listagem de contas cadastradas no Granatum.
Edite a Conta Bancária que deseja passar a receber suas cobranças no Granatum clicando no seu nome ou no "Editar conta"do menu da lateral direita:
Abrirá um formulário com os dados dessa conta.
Marque a opção para Habilitar as Cobranças Automatizadas nessa conta:
O sistema apresenta então os campo dos arquivos que devem ser enviados.
Todos os arquivos são obrigatórios, e cada um deles tem possíveis exigências de formato e características, que seguem no quadro abaixo:
Documentos |
1. Documento de identificação pessoal (frente e verso) do representante legal da companhia
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2. Selfie (foto) do representante legal da companhia
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3. Comprovante de Endereço da companhia O formato do arquivo precisa estar em PDF ou JPG, não aceitamos fotos da tela do celular ou documentos incompletos. O envio deve incluir todas as informações, como nome, endereço completo, código de barras, valor da fatura e data de emissão.
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4. Documento com o Faturamento dos últimos 6 meses assinado e carimbado pelo contador Para a comprovação de faturamento, aceitamos os seguintes documentos:
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5. Contrato Social ou documento de constituição Caso a empresa seja uma instituição sem fins lucrativos ou um condomínio, poderá ser encaminhado o Estatuto Social e/ou a Ata da última assembleia no lugar do Contrato Social |
Também são obrigatórios os campos CNPJ ou CPF e o Nome do Titular
Digite os dados da conta: banco, tipo, agência e número da conta.
Cada banco possui um formato diferente para informar os dados, veja a tabela abaixo:
Banco | Agência | Conta |
---|---|---|
Banco do Brasil | 9999-D | 99999999-D |
Santander | 9999 | 99999999-D |
Caixa Econômica | 9999 | XXX99999999-D (X: Operação) |
Bradesco | 9999-D | 9999999-D |
Itaú | 9999 | 99999-D |
Banrisul | 9999 | |
Sicredi | 9999 | 999999 |
Sicoob (Bancoob) | 9999 |
(Caso o número da sua conta tenha menos dígitos que o formato, complete com Zeros antes dele. Ex.: Conta Banco do Brasil 123-4, você deve preencher no sistema 00000123-4)
- Tabela de códigos de Operação da CAIXA
- 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
- 002 – Conta Simples de Pessoa Física
- 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
- 013 – Poupança de Pessoa Física
- 022 – Poupança de Pessoa Jurídica
Depois de enviados os arquivos e os dados da conta bancária, o Granatum os envia automaticamente para a validação dos documentos por parte da Iugu, nosso parceiro na funcionalidade de recebimento de cobranças.
A Iugu tem um prazo de 05 dias úteis para o retorno do resultado dessa análise.
Depois de iniciado o processo de validação dos documentos, ele não pode ser interrompido.
O Granatum avisa ao usuário por email e por notificações na tela apresentada acima do status atual de tal verificação.
É importante que o usuário fique atento porque uma das alterações de status pode ser a necessidade do reenvio de um ou mais do que um desses arquivos.
Os possíveis status para a verificação de uma conta são:
- Liberada: sua conta já pode ser utilizada para receber suas cobranças.
- Verificação: sua conta caiu no sistema anti-fraude e está em análise.
- Reenvio de documentos: um ou mais documentos precisão ser reenviados.
- Bloqueada: sua conta foi analisada e não foi liberada para utilização. entre em contato para maiores detalhes.
Depois de passado por esse processo e a conta bancária estiver com status "Habilitada" (como mostra o exemplo da imagem abaixo), já é possível emitir cobranças e receber seus valores pelo Granatum.
Registar Cobranças
Você pode também iniciar esse processo de validação de uma conta bancária pelo menu principal do sistema, indo em "Cobranças Automatizadas".
- Clique na aba “Cobranças Automatizadas” do menu principal
- Clique no botão “Registrar cobrança“.
- No campo da conta, selecione uma conta já Liberada
Depois de selecionada uma conta liberada, basta preencher os campos para o registro da cobrança.
Você determinará quem é seu cliente, a forma de pagamento aceita, definições de repetição, formatos de envio da cobrança e lembretes de pagamentos e etc. - Mas, caso a conta que você deseja registrar a cobrança não esteja ainda liberada, você pode iniciar o processo de validação por aqui mesmo.
Para isso, selecio a conta em questão (ou clique em Adicionar, caso você precise ainda adicioná-la ao Granatum).
Aparecerá um formulário parecido com o apresentado mais acima, nesse artigo:
Essa tela tem as mesmas validações e obrigatoriedades. E esse processo passará por todas as etapas e retornos de status descrita mais acima nesse artigo.