Uma das grandes dificuldades dos empreendedores brasileiros é com o pagamento do 13º salário dos colaboradores no final do ano. O 13º é responsável por um aumento considerável das despesas em novembro e dezembro, desequilibrando as contas de quem não se prepara para isto.


Para evitar esta supresa o ideal é já prever este gasto ao longo dos meses, repartindo o montante total em doze parcelas mensais. Mas como fazer isso, se a despesa só é paga nos últimos dois meses?


Vamos lá...


  1. Crie uma conta "Reserva 13º Salário"
  2. Verifique o valor proporcional mensal de cada colaborador e faça o lançamento do valor de 13 de cada um nesta conta
  3. No dia do pagamento da primeira parcela do 13º, lance na conta corrente onde foi efetuado o pagamento uma transferência do valor pago para a conta "Reserva 13º Salário". Desta forma, haverá uma saída do valor da conta corrente e uma entrada do mesmo montante na conta de reserva.
  4. Faça o mesmo no dia do pagamento da segunda parcela. Com isso a conta de reserva deve ficar zerada.


Você pode criar dois filtros no Fluxo de Caixa:

  • um incluindo a conta "Reserva 13º Salário", onde verá, além das despesas reais, as provisões mensais de 13º nas despesas, facilitando assim, o entendimento de quanto deve guardar por mês para garantir o pagamento desta despesa;
  • outro sem esta conta, para ter a visão real do caixa da empresa.


Essa reserva pode ser feita também com as férias e o FGTS rescisório dos colaboradores, como uma forma de visualizar e garantir o pagamento dessas despesas quando e se ocorrerem.