Quando um cliente realiza um pagamento com cartão de crédito, o valor não é creditado diretamente em sua conta corrente. É importante controlar esses recebimentos para manter o fluxo de caixa organizado.


No Granatum, você deve trabalhar com as três datas de um registro de ganho: data de vencimento, data de pagamento e data de competência

Você deverá registrar um ganho, como faz normalmente, sendo uma ou mais parcelas.

  • Na data de vencimento: você deverá colocar a data de previsão que a operadora fará a transferência do valor para sua conta; Ao registrar o recebimento, para garantir que o sistema dê baixa automaticamente no dia correspondente. Use a opção "receber automaticamente" para evitar retrabalho.

  • Na data de competência: Esta data indica quando seu cliente passou o cartão, ou seja, quando o pagamento foi realizado. É importante registrá-la para uma melhor utilização dos filtros na tela de lançamentos. 


Veja o seguinte exemplo:

Realizei a venda de uma Camisa no valor total de R$150,00, no dia 05/04. Minha cliente optou pelo pagamento no Cartão de Crédito em 3 vezes. Minha operadora de cartão faz a transferência do valor da primeira parcela, 30 dias após o pagamento do cliente e das parcelas seguintes também em 30 dias - ficando as datas de recebimento em 05/05, 05/06 e 05/07.


Neste exemplo você tem:

  • A data que o cliente realizou a compra e passou o cartão: 05/04 - (registrado na data de competência);
  • A data em que a operadora de cartão irá transferir as parcelas: 05/05, 05/06, e 05/07 (data de vencimento e configuração das parcelas recorrentes).

Você pode visualizar a data que seu cliente fez o pagamento filtrando por Competência, ou pode ver o dia em que o valor ficará disponível para você, filtrando por Caixa. 

Como Controlar a taxa descontada pela operadora do cartão?

Neste caso, você pode adicionar um item ao lançamento com o valor pago para a operadora de cartão, assim como explicamos aqui.