Os centros de custo e lucro são como “divisões” da sua empresa (podem ser uma área, um departamento ou uma unidade de negócio, por exemplo). Eles são mais uma maneira de agrupar suas despesas e receitas para estas “divisões”, em diversas categorias, em um único lugar.

Por exemplo: se sua empresa tem uma área administrativa, uma de produção e uma de vendas. Você pode definir cada uma delas como um centro de custo e lançar separadamente cada gasto. Ao final, pode tirar um relatório específico para saber “Quanto a área de produção está gastando este mês?”.


Vamos a um outro exemplo:

Se você definir um centro de custo/lucro como um projeto, seria possível obter dados agrupados como: o centro de custo “Projeto 01″ teve um custo total de X e um lucro total de Y. Ou ainda, o centro de custo “Projeto 02″ teve um custo X com energia elétrica, um custo Y com mão de obra, etc.


centro-de-custo__1_.png


Em resumo, os centros de custo/lucros são unidades organizacionais que ajudam a empresa a controlar, atribuir e analisar os custos relacionados às suas atividades. Eles são essenciais para a gestão financeira, permitindo uma visão detalhada dos custos em diferentes áreas, facilitando a elaboração de relatórios, análises e tomadas de decisão. Com o uso adequado dos centros de custo, as empresas podem alcançar maior eficiência, redução de despesas e melhor alocação de recursos.