Após o fechamento de período, é interessante realizar esses bloqueios para evitar inclusões, alterações e exclusões de lançamentos já consolidados.

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  • Clique no cadeado aberto, abaixo do título da página de Lançamentos

     


  • Escolha as opções de bloqueio que desejar e informe as datas desejadas.
     
  • Clique em “Salvar

Bloqueio por data de caixa

Após conferir os seus lançamentos e fazer a conciliação bancária, você pode bloquear os lançamentos para que nenhum usuário, apague ou edite lançamentos consolidados indevidamente.

Todos os lançamentos consolidados, anteriores a data escolhida, ficaram bloqueados para edição e exclusão. Os lançamentos consolidados são todos os registros de “pagos“ou “recebidos” que você tem no Granatum.

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Os lançamentos “a pagar” ou “a receber“, que estiverem no período bloqueado, ainda poderão ser editados. Mas atenção, a data de vencimento deles deverá ser posterior a data de bloqueio.

Quando devo bloquear por caixa os meus lançamentos?

Recomendamos que você adote um período de revisão dos seus lançamentos.  Dependendo do seu fluxo de movimentação, pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. Ao finalizar este período faça a conferência de  seus lançamentos, checando todos os dados essenciais deles

  • data de vencimento
  • data de pagamento
  • conta bancária
  • valor
  • categoria
  • forma de pagamento
  • cliente/fornecedor
Neste momento também é importante checar se o saldo do Granatum bate com o saldo da conta bancária. Após fazer esta revisão, faça o bloqueio deste período. Dessa forma você não pode excluir ou editar um lançamento por engano e seu controle financeiro ficará mais seguro.

Bloqueio por data de competência 


O bloqueio por competência permite que todos os lançamentos anteriores ao período de bloqueio fiquem bloqueados para edição e exclusão. A única exceção é no caso das contas a pagar e a receber, na qual é possível editar a data de vencimento e pagamento.

Quando devo bloquear por competência os meus lançamentos?

A recomendação é sempre usar o bloqueio por competência após o fechamento contábil do período, dessa garantimos que não serão feitas alterações em períodos já consolidados na contabilidade.

 

Desbloqueio

Todos os usuários, tem permissão para bloquear os lançamentos no sistema, mas apenas Super Administradores e Administradores podem desbloquear. Veja como liberar os lançamentos bloqueados.