Antes de emitir uma Nota Fiscal de Serviços (NFS-e) pelo Granatum, é preciso fazer a configuração inicial em sua conta. Esta configuração, embora um pouco trabalhosa, é feita uma única vez e, somente por um Super Administrador, após realizada, você poderá emitir suas notas com apenas um clique!

IMPORTANTE: alguns campos e procedimentos podem variar de acordo com o município selecionado. Fizemos este texto com base na configuração da maioria dos municípios. Verifique se existe um texto da Ajuda do Granatum específico para seu município. Caso note alguma diferença e não haja um texto específico para sua cidade, pedimos que nos informe para que possamos atualizar nossa ajuda.


Para iniciar a configuração:

  • Clique no menu “Notas Fiscais”. Caso seja seu primeiro acesso a esta funcionalidade, você será direcionado para uma tela com um vídeo explicativo sobre a emissão de NFS-e.



  • Clique no botão “Comece a emitir notas“. Você será direcionado para a tela de configuração da Nota Fiscal.

  • Informe seu estado e sua cidade para podermos verificar se a emissão das NFS-e já está disponível em sua cidade.



  • Após fazer o upload do certificado, será necessário completar os dados de sua empresa. Todos os campos em amarelo devem ser preenchidos.
IMPORTANTE: No Granatum só é possível emitir notas se a empresa possuir um CNPJ, por enquanto não permitimos a emissão através do CPF.



    • No campo CNAE, coloque o código constante no seu CNPJ. Exemplo:

      

    • No campo Natureza da Operação selecione como sua empresa é tributada. Sugerimos que consulte seu contador para preenchimento desta opção e, também, das constantes no próximo item.

  • O próximo passo será cadastrar os serviços de sua empresa. Você pode criar vários serviços com o mesmo código e escolher um serviço padrão para a emissão das notas.



    • O Código de Tributação é um código que varia de município para município, definido por cada Prefeitura. Quando a empresa faz a inscrição em seu município, cadastra alguns códigos de acordo com seus serviços prestados. Verifique com seu contador quais códigos foram cadastrados para sua empresa.

    • A Descrição é livre. Você pode utilizar a nomenclatura fornecida pela Prefeitura ou utilizar uma de sua preferência. Serve para identificar o serviço mais facilmente.

    • A Discriminação também é um campo livre; coloque as informações que deseja que apareça na nota. Você pode, também, adicionar tags para inserir as informações já constantes em seus lançamentos.

    • A Alíquota é obrigatória. Para as empresas do SIMPLES, na maioria das cidades, mantenha o valor 0,00. Para outros regimes de tributação, consulte seu contador sobre o valor das alíquotas de cada serviço.

    • Carga Tributária: de acordo com a Lei 12.741/2012, as empresas estão obrigadas a informar a carga tributária nos cupons e notas fiscais, e estão sujeitas a auto de infração aquelas que não prestarem a informação ao consumidor. O percentual a ser colocado no campo poderá ser consultado no site: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/..

    • No campo Fonte de Carga Tributária você pode digitar “IBPT”, que é uma das fontes onde você pode consultar esta informação.

Pronto. Agora basta salvar e começar a emitir suas notas fiscais de serviço!

A qualquer momento você poderá alterar suas configurações clicando no botão “Configurações“, no menu “Notas Fiscais“.