A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um relatório contábil que resume as receitas, despesas e lucros de uma empresa durante um período específico, geralmente um ano fiscal. Ela fornece uma visão clara da performance financeira da empresa, ajudando a avaliar sua rentabilidade e eficiência operacional. O primeiro passo para você conseguir visualizar o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) é fazer a configuração dele para que o sistema consiga calcular os valores do relatório.

Para isso acesso no menu principal “Relatórios” > “DRE” e então clique no botão “Configuração“ e selecionar o tópico que deseja editar. Ao abrir a tela de configuração do DRE, você verá uma estrutura padrão para o relatório.  


Você pode adicionar novos tópicos e subtópicos para adequar o relatório a sua necessidade ou da forma como a sua Contabilidade trabalha. Para isso é só clicar nos pontinhos ao lado do tópico e escolher a opção “Adicionar tópico acima” ou “Adicionar subtópico“. Os tópicos podem ser classificados em 3 tipos:

  1. (+) Receita: São tópicos referentes aos ganhos da sua empresa;

  2. (-) Despesa: São tópicos referentes aos gastos da sus empresa;

  3. (=) Resultado: Cada tópico desse tipo contabiliza o resultado dos tópicos acima dele.

Com a estrutura definida, o próximo passo é escolher quais categorias irão compor cada tópico do seu DRE. Para isso clique nos três pontinhos novamente e escolha a opção “Editar tópico“. Ao lado do campo de descrição terá um campo para você escolher quais categorias serão consideradas para fazer o cálculo do valor para o tópico em questão e então clique em “Salvar“.



Dica


Caso você tenha feito a classificação das suas categorias, elas serão filtradas de acordo com essa classificação, isso facilitará muito na hora de selecionar as categorias para tópico.

PRONTO! Agora que está tudo configurado, clique em “Ver relatório” e veja como ficou o seu DRE. Caso tenha dúvidas sobre o relatório, clique aqui, ou fale com um de nossos consultores.