Análise vertical (A.V.)

Com a Análise vertical é possível visualizar a representatividade de cada conta contábil em relação a Receita Operacional Bruta ou Líquida, permitindo avaliar se há discrepâncias nas contas contábeis e até mesmo efetuar um comparativo de percentuais entre projetos ou até mesmo com outras empresas do mesmo ramo de atividade.


Para visualizar a Análise vertical no Granatum, você precisa acessar o menu Relatórios > DRE, então clique na opção "Sem análise" e escolha a opção "Análise vertical". Por padrão a análise vertical será com base na "Receita Operacional Bruta" mas você pode alterar escolhendo na opção ao lado a "Receita Operacional Líquida".,



Análise horizontal (A.H.)

A Análise horizontal mostra a evolução de cada conta contábil durante um período, ou seja, é possível avaliar o desempenho da empresa no tempo, assim conseguimos identificar pontos críticos na evolução da empresa e oportunidades para maximizar os ganhos. O cálculo dessa análise é feita sempre com base no primeiro período do relatório.


Para fazer a Análise horizontal no Granatum, você precisa acessar o relatório no menu Relatórios > DRE, e escolha a opção "Análise horizontal" para visualizar o percentual de evolução de cada conta contábil, é importante atentar que as porcentagem possuem as cores verde e vermelha para identificar quando a variação foi boa ou ruim, ou seja, nem sempre uma porcentagem negativa quer dizer um mal sinal.


Como essa análise é feita com base no primeiro período do relatório, o relatório precisa ter mais de um período para que seja possível visualizar os percentuais, por isso lembre-se de filtrar pelo período correto e escolher o agrupamento desejado para análise.