A classificação permite uma maior organização no cadastro dos clientes e fornecedores da sua empresa. No caso de fornecedores você pode ter por exemplo: "Fornecedor orçamento", "Funcionário", "Terceirizado" etc...


E através do campo de busca, você pode digitar o nome da classificação para realizar o filtro dos fornecedores.


Gerenciar classificações

Para isso, primeiro você deve gerenciar as classificações para depois associa-las aos clientes/fornecedores respectivos.

No caso de Fornecedores, você deve primeiro acessar a seção de "fornecedores" no menu principal e depois em "Classificações de Fornecedores", como mostram as flechas na figura abaixo:


 

Você chegará na tela de listagem de Classificações de fornecedores.


Granatum_Ajuda_Classificacao_11.png

No canto direito superior você encontra o botão para Adicionar classificação.

Ou pode editar uma já existente na listagem, clicando no nome da mesma.

Tanto para criar uma nova classificação como para editar uma existente você verá esse formulário abaixo:



Nela, além do campo de texto para a descrição da classificação, você deve determinar se essa classificação é exclusivamente de cliente ou exclusivamente de fornecedor, ou ainda se ela funcionará para os dois.

E também um check determinando o estado de ativo ou inativo. Somente classificações ativas estarão disponíveis na tela de cadastro / edição de um fornecedor. 

Associar classificação a um fornecedor

Na tela de criação / edição de um Fornecedor, as classificações cadastradas aparecerão em campo específico. Como mostra o quadrante vermelho à direita na figura:


Granatum_Ajuda_Classificacao_12.png

Como os usuários do Granatum sabem, um fornecedor pode ser também um cliente dentro da estrutura financeira de uma empresa. Nesses casos, o cadastro de um fornecedor pode ser replicado com exatamente os mesmo dados na base de clientes.

Para isso o usuário marca o check "Este fornecedor também é um cliente". 

Ele fazendo isso o sistema apresenta automaticamente outro campo, representado pelo quadrante vermelho à esquerda na figura acima, para que seja selecionada uma classificação de fornecedor para essa entidade que está sendo cadastrada.

Excluir classificação

Para realizar a exclusão de uma classificação de fornecedores você deve percorrer o mesmo caminho descrito na figura 1 desse artigo.

Na tela de listagem de classificação você terá a disposição opções representadas pelo ícone de três pontos para cada classificação cadastradas.

Basta acionar esse ícone que a opção de exclusão aparece:


Granatum_Ajuda_Classificacao_13.png

Ou editando a uma classificação tem a opção de exclusão no final do formulário:


Granatum_Ajuda_Classificacao_9.png

Depois de acionada essa opção, o sistema informará caso tenha fornecedores associados a essa classificação e dará como opção deixar esses fornecedores sem nenhuma classificação ou transferi-los a outra classificação.

Caso a escolha seja a da transferência, abrirá novo campo para que seja selecionada a classificação de destino desses fornecedores:


Granatum_Ajuda_Classificacao_14.png