Como fazer o orçamento da minha empresa?

Ferramentas de artigo

No Granatum é possível fazer o orçamento da sua empresa de forma prática e fácil.

Veja abaixo como configurar seu orçamento.

  • No menu Planejamento clique em Orçamento
  • Clique em Criar Orçamento
  • Preencha as informações do seu Orçamento

 

  • Nome do orçamento: pode ser uma descrição fácil para que sempre que você ou outro usuário ver saibam sobre o que é este orçamento.
  • Período do orçamento: você seleciona de quando a quando que você deseja fazer esse orçamento, por exemplo, de 01/01/2018 até 01/08/2018
  • Contas: são as contas bancárias de onde vão sair e entrar dinheiro  durante esse período do orçamento.
  • Centros de custo/lucro: são os Centros de custo ou lucro que você deseja ver neste orçamento.
  • Categorias de ganho: são as categorias que você quer controlar no orçamento para controlar as metas de ganho.
  • Categorias de gasto: são as categorias que você quer controlar no orçamento para controlar as metas de gasto.

O período escolhido na criação do orçamento pode ser o período de execução de um projeto por exemplo.

Ao escolher as categorias, você pode optar por escolher somente as categorias pais e ter um orçamento simplificado ou escolher toda a hierarquia para ter um orçamento detalhado.

  •  Clique em Salvar

Após criar o orçamento será necessário definir os valores para as categorias de ganho e gasto.

 

Caso você queira manter o cenário atual da sua empresa basta clicar no botão COPIAR VALORES DO HISTÓRICO PARA O ORÇAMENTO que fica abaixo dos valores definidos.

Os valores do histórico são valores de dados incluídos no Granatum de anos passados, caso você não tenha incluído dados nos anos anteriores esse botão não aparecerá para você.

  • Depois de definir os valores para todas as categorias de ganhos e de gastos clique em Visualizar orçamento.

A visualização do Orçamento ficará como na imagem abaixo, mês a mês mostrará quanto no planejamento foi atingido e qual será o saldo do balanço das despesas e receitas de acordo com a sua configuração inicial.

No orçamento de exemplo acima vemos que embora a diferença do orçamento para o realizado de gasto tenha sido boa os de ganho dos projetos A e B não foram recebidos por completo. Então o saldo final do período do orçamento foi ruim no primeiro mês do período selecionado. É importante acompanhar esse resultado e entender quais fatores foram responsáveis para o resultado ruim.

  • Pronto! Seu orçamento foi criado, basta acompanhar os valores dos períodos para ter o melhor controle financeiro da sua empresa e alcançar os objetivos traçados. =)
Obs: Veja aqui como funciona essa ferramenta na prática.

 

Post anteriorComo reenviar o convite para um usuário Próximo postComo excluir um orçamento

Posts Relacionados

Comments are closed.